terça-feira, 3 de julho de 2012

Hora do Recreio

AUTORRETRATO

Sou mãe de uma ex-adolescente que vivia batendo excelentes fotos de si própria e de uma pré-adolescente que já entrou pelo mesmo caminho. Sempre tive a maior curiosidade em saber como as meninas conseguiam bater tantas fotos legais sozinhas, sem auxílio de absolutamente ninguém! Afinal, minhas tentativas no quesito em questão, sempre se resumiram em fotos de frente para o espelho com a máquina cobrindo metade de meu rosto!!!

Foi quando me veio a ideia de lançar a pergunta no Fórum do Scrapdiary, e para minha surpresa, surgiram dicas impagáveis, que resolvi reproduzir aqui para vocês. Portanto, desde já, fiquem sabendo que esta é uma Hora do Recreio feita em conjunto com muitas pessoas, cujos créditos colocarei logo abaixo caso vocês queiram contatar alguma delas.

A primeira dica e, para mim, a mais importante de todas que apareceram, foi muito simples. Tão simples que fiquei pensando: ‘Como não pensei nisso antes?’

- vire a câmera de tal maneira que o botão de clicar a foto fique ao alcance de seu dedo polegar, dando assim, mais equilíbrio na hora de você bater sua foto! Para bater a foto com a mão direita você vira a máquina de lado, com a mão esquerda você vira de cabeça para baixo. Parece complicado, mas não é. E, garanto, faz toda a diferença! Olha a foto aí abaixo explicando direitinho o posicionamento em cada mão. Agora é só treinar e ver qual a que você gosta mais!


- para autorretratos, use sempre a máquina fotográfica pequena, tipo cyber shot, ou então o celular mesmo, contanto que caiba na sua mão. Deixe sua câmera ‘profissa’ com aquela lente maravilhosa, para outros momentos da vida!

- bata muitas fotos, e quando digo muitas, são muitas mesmo! Comece batendo de cima para baixo, bata dos lados, faça caras e bocas até ir se acostumando e descobrindo qual o seu melhor ângulo, qual a sua feição mais marcante.

- as fotos tiradas de um ângulo superior disfarçam aquela papadinha que temos (eu pelo menos assumo que tenho!) abaixo do queixo!!! Ô que maravilha, hein?

- há quem goste de colar uma folha de E.V.A. branca na parede para fazer o fundo, outras gostam de bater as fotos no jardim variando o fundo e o contexto da foto.

- se quiser a foto de perto, tipo só o rosto, deixe o braço em um ângulo de mais ou menos 45°, se quiser com mais pessoas ou que na foto apareça a paisagem, estique o braço todo.

- verifique se sua máquina tem um dispositivo de autorretrato, procure saber como usá-lo, e manda ver!

- tente sempre se posicionar no centro da lente e não no centro da máquina (grande diferença, viu?)

- procure não usar o flash. Flash, já não é muito bom, e junto do rosto então...

- quem tem tripé, é bom aprender a usá-lo. Quem não tem, pode improvisar colocando a máquina em cima de um móvel, da TV, de uma cômoda, uma mesa... para isso você também precisa aprender a usar o TIMER de sua máquina.

- existem uns mini tripés ótimos, pois não ocupam espaço na hora de guardar e são fáceis de serem colocados em cima de qualquer móvel pra apoiar a máquina.

- há quem não goste de autorretratos que apareçam os braços, a dica pra isso é lembrar-se sempre de flexioná-lo um pouco.

- espelho é sempre bom, ou mesmo o reflexo em um vidro qualquer que lhe permita ver mais ou menos sua posição na foto que você está batendo.

- como já falei acima, todas nós temos um lado mais fotogênico que o outro e para descobri-lo, só batendo muitas e muitas fotos e observando o resultado.

- resumo das dicas: zilhões de fotos para você escolher duas ou três que lhe agradem! Mas não se desesperem, porque ainda temos a última dica...

- editor de fotos! Isso mesmo! Sabe aquela foto que você bateu e detestou? Quem sabe se você cortá-la pela metade ela não fica ótima? (a minha do FaceBook é cortada!!!!) Ou então, muda para o preto e branco, quem sabe não fica super legal? Hoje em dia, com tantos recursos de edição que temos no instagram e no Picasa, podemos aproveitar um montão de fotos que de outra maneira iriam direto para o lixo!!!

- e aí gente, vamos começar a nos clicar? Posso garantir que, depois desse tópico que coloquei no Scrapdiary, as minhas fotos melhoraram um bocado, e até fotos com mais pessoas já consigo tirar, olha aqui:


O link para o tópico no site do Scrapdiary é esse aqui:
http://www.scrapdiary.com.br/forum/visualizartema.asp?idF=4&idT=14528

Você só vai conseguir visualizá-lo se for cadastrado no site. Se não for, sugiro que o faça, pois além do tópico ser mais rico em informações, por ter sido uma conversa informal, o site tem dicas preciosas para o scrap, para edições de fotos e para o artesanato em geral na abinha chamada DICAS. Além do mais ele é muito fácil de navegar.

Meus agradecimentos às meninas que tão gentilmente permitiram que eu compartilhasse suas dicas com todas vocês (e também àquelas que não consegui contactar):

Mariana Petribu - http://marocasparty.blogspot.com.br/
Lucy Folch – http://www.luzinhavip.blogspot.com.br/
Pati Kuntze – http://minhamanaeeu.blogspot.com.br/
Cela Branco – http://scrapduplo.blogspot.com.br/
Naiara Moura – http://www.facebook.com/naiara.moura.58
Bi Medeiros – http://scrapsdabila.blogspot.com.br/
Graziela – http://papelecores.blogspot.com.br/
Nayda – http://www.naydarocha.com/
Vanessa Bejani - http://trocandoideiajf.blogspot.com.br/
Regi Thahira - http://artesobmedida.blogspot.com.br/
Adliz Jamile – http://www.adlizjamile.com.br/
Megui - http://scrapworldbymegui.blogspot.com.br/
Adri Malavazzi – http://zazaarteira.blogspot.com/

E não esqueçam, a brincadeira dos opostos continua até o dia 08 de julho aqui!
Bjs,
Cyn

15 comentários:

luciana sanches disse...

sensacional! já vi o tópico no Scrapdiary e é ótimo mesmo! mas acho que pra funcionar como funciona com as nossas filhas , ... é preciso perder a vergonha! se jogar mesmo!
vou ali experimentar! Dicas valiosas Cyn,... muito obrigada!bjossssss

Marcia Valesca disse...

Achei ótimo!!!

Vera disse...

Cyn, as dicas estão ótimas!
Não tentei quando você colocu no SD, mas agora vou começar a treinar.
Depois te conto o resultado.
Beijos e obrigada!

Anne Sereguetti disse...

Gente! Achei mooito legal as dicas!
<3

Elisabeth Sarkis disse...

Nossa, muita dica legal, já fiz varias tentativas e só não entendi uma coisa, voce bate todas fotos com a máquina virada pra baixo ou eu to viajando na maionese???Bjs

Cynvilela disse...

Se pego na máquina com minha mão esquerda, bato sim, Elizabeth! Mas geralmente bato com a mão direita, então bato com ela de lado!!!
bj

Tati Pereira disse...

Cyn, que maraveeelha!

SoniaSilva disse...

Adorei as dicas. Parabéns. Obrigada por compartilhar.

Bjk

Sonia

Debora disse...

Como você conseguiu juntar tudo em um só! Muuuuito legal, Cyn! Agora, tem uma outra dica... Quem tem tablet, é só tirar com a máquina do tablet, apertando o reverso. comigo acontece uma coisa interessante... eu que sou super tímida para retratos, e nunca sorrio para tirar gotos, quando bato autoretrato com o tablet, mooooorrrro de rir! Só uma psicóloga para analisar isso...

Simone Tadima disse...

Adorei as dicas e me diverti muito com isso tbém...e concordo com a Luciana Sanches disse, 'é preciso perder a vergonha! se jogar mesmo!
'...
Mas uma coisa que não entendo... por que as meninas tiram tantas fotos mostrando a lingua??? E nem tem piercing!!! hahahaha

bjks

Edelise Cassiana disse...

AS dicas são ótimas MAS a solução que eu encontrei foi comprar uma máquina da sansung com visor frontal e que permite você se enquadrar melhor e por isso não precisa ficar tirando várias fotos de uma mesma pose eheheh
Isso não fica muito fácil quando vc está contra o sol pois dependendo da posição da mão vc não consegue nem enxergar o visor, ehehehehe

Dilaine de Oliveira disse...

Muito bom, Cyn!! Super útil sempre!!!

Regiane disse...

Eu adoro fazer autorretrato.
Amei as dicas, tudo anotado!
Obrigada Cyn!

Claudinha Antunes disse...

Cyn,
Adorei ver as dicas assim organizadinhas!
Bjks, Amore!

LucianaW disse...

Meninas a muito tempo não venho aqui e passei pra dizer q mesmo longe acompanho e fico feliz com o sucesso de vcs. este blog sempre é inspiração a todas nós que amamos Scrap! Um grande bjo a todas!