quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HORA DO RECREIO - Si Beniste

A brincadeira da Pati ainda tá rolando, vejam no post anterior... mas chegou a Hora do Recreio!!!! Uma pausa muito bacana que sempre traz uma dica legal para vocês...


Para quem deseja enfeitar a casa para as festas de fim de ano, pode começar pela porta com uma guirlanda, passando pela sala onde sempre fica a bela árvore e depois fica a dúvida: o que mais? O que mais? Se você não tem tempo para pensar em muitos detalhes, pelo menos crie uma peça para colocar na mesa de Natal quando todos tiverem reunidos para a Ceia. Pode ser um arranjo, um enfeite ou um porta-guardanapo, item muito útil em qualquer festa!!! Preparei um Passo a Passo muito simples de como decorar uma peça de mdf com material de scrap. Vamos lá?


Olha que mimo ficou a peça!!!


Passo 01
Para cobrir peças de mdf dê preferência às formas lisas, as quais você possa tirar o molde facilmente riscando com o lápis sobre uma mesa. Escolha um papel com estampas miúdas, tentando manter a proporção da peça. Posicione o mdf sobre o verso do papel de scrap e tire o molde. Uma dica preciosa: marque o número do molde na árvore e no papel, porque por mais que a árvore pareça igual dos dois lados sempre tem diferença... Isso é ótimo quando fazemos peças em escala, eu costumo numerar tuuudooo. Depois não me perco tentando achar o par. Outra dica importante: risque o molde a lápis sempre antes de pintar porque a peça sempre fica marcada com o grafite. Como o porta-guardanapo tem a parte debaixo protuberante, eu deixo essa parte pra fora da mesa.
Passo 02

Veja aqui como escrevo o número do molde. Parece bobo, mas é uma dica preciosa porque senão você corre o risco de ficar com um molde maior ou menor do que a peça... Veja também a marca do lápis nas bordas: passe uma borrachinha para apagar e se for pintar de cor escura, relaxe!

Passo 03

Recorte os moldes feitos à lápis. Passe carimbeira marrom em volta para dar um bom acabamento, escolhi essa cor principalmente porque pintarei a peça de mdf de uma cor escura.

Passo 04

Depois que conheci esse Gel Envelhecedor da True Colors não quero outra vida para cobrir peças de mdf... Quando optamos por pintar a peça com tinta PVA temos que dar várias demãos, mas com o Gel envelhecedor você passa uma fina camada e pronto. Você verá adiante o efeito que ela dá na peça. A cobertura não é total, mas o efeito é surpreendente.

Passo 05
Comece passando uma camada do gel com o pincel, bem molhadinho.


Passo 06

Depois pegue um paninho e tire o excesso. Você verá que a peça já vai estar pigmentada e seca. É muito rápido, você não perde tempo pintando, repintando... Se quiser mais escuro, pode passar outras demãos, mas a dica é justamente essa: cobrir uma peça de mdf em pouco tempo, sem esforço e usando pouca tinta! Rsss...


Passo 07

Veja como ficou: pintei por dentro e na base apenas, porque as laterais serão cobertas com papel.

Passo 08

Cubra as árvores com os moldes de papel. Eu costumo usar a Cola da marca Compactor, porque ela não enruga. Adoooorroo!! Mas pode ser com cola branca mesmo ok?, espalhando bem...


Passo 09

Usei na decoração: chatons nas pontas da árvore e estrela no alto. Afinal Natal tem que ter um brilhinho!!!! Usei uma toalhinha rendada de papel e os tags daquela cartela da Graphic 45 que já mostrei aqui. Como rende!!!! Usei também pistilos e flores.


Passo 10

Esse é o outro lado do porta-guardanapo. Se tiver enfeites iguais, pode ser a mesma decoração... Você decide! Como a peça é em forma de árvore você pode colocar mini presentinhos na base da árvore, já fiz assim e fica uma graça!


Passo 11

Veja como a peça pronta já com os guardanapos posicionados... Uma bela idéia para enfeitar a sua Ceia de Natal e surpreender amigos e familiares! Também é uma ótima opção de presentinho!


Feliz Natal pra todas!!!!!


E não deixem de participar da brincadeira proposta pela Pati Kuntze!!! Vejam no post anterior: http://www.scrapplayground.blogspot.com/2011/11/brincadeira-20-azul-e-amarelo_22.html


um beijo grande,

Si Beniste e meninas do Play

7 comentários:

Marcia Valesca disse...

Ficou ótimo Si!!!
Adorei e quero fazer, com certeza.
bj

Elisabeth Sarkis disse...

Muito lindooo,amei!!!Bjs

Mayumi disse...

Que fofura, Si!!! Amei!!! Bjs.

Lolô Artesanato disse...

Muito lindo Si
ameiiii
bjsss
Leila

Claudinha Antunes BA disse...

Adorei, Si!
Especialmente as dicas, pq sou louca pra trabalhar com MDF, mas sempre achei que fazer um acabamento decente dava trabalho...rs... Vc me salvou!
Bjks

Carmem Lucia Calvo disse...

Fofíssimo Si!!!! Bjks

Nana Nassar disse...

amo misturar MDF e scrap!!!!!